FALE CONOSCO +55 (51) 3541.5718
Crianças se divertem com jogo que só se aprende em Moreira, no Instituto Santíssima Trindade.
A horta coberta garantiu um aumento na produção de alimentos.
Para manter este maravilhoso trabalho, o instituto precisa de você. Descubra como ajudar. Como Ajudar

Depoimentos

ver todos

História do Instituto Santíssima Trindade

Em 1932 chegava ao Brasil o Rev. August Gedrat, vindo da Alemanha como missionário, para trabalhar num lugarejo chamado Moreira, localizado entre os atuais municípios de Gramado e Três Coroas.

No começo até o idioma era uma barreira que dificultava o trabalho, mas isso não impediu o avanço do projeto.

Na época não havia a intenção de iniciar um trabalho de assistência à criança e ao idoso. Ainda em 1932, antes do final do primeiro ano, e mal conhecendo a língua, o pastor Gedrat trouxe de uma de suas viagens pastorais uma menina que queria ser escolarizada e instruída na religião, mas não podia pela distância. A menina morou em sua própria casa para frequentar a escola paroquial. Até o encerramento do ano ela já não era a única.

Em 1933 foram trazidos à casa do pastor mais cinco irmãos cuja mãe falecera e o pai não tinha condições de cuidá-los. Passaram a residir definitivamente na casa do pastor.

A notícia do pastor que abrigava crianças pobres e órfãs correu rapidamente pela redondeza.

Muitas crianças passaram a adotar definitivamente a casa pastoral. A primeira menina cresceu e passou a ajudar no cuidado com os menores, recém chegados e os próprios filhos do pastor que nasceram quando outras crianças já estavam na casa. Assim, o número de crianças aumentava dia a dia.

A partir de 1938 a situação se tornou assustadora. Cada vez mais crianças chegavam em condições paulatinamente piores e precisavam ser abrigadas, mas o espaço físico se tornara pequeno.

Em 1945, depois de alguns anos e muitos questionamentos, pôde-se enfim construir uma residência própria paras as crianças. Esta casa de madeira, no entanto, era desconfortável e ficava longe da casa pastoral, da igreja e da escola.

Isso obrigou o instituto a construir uma segunda casa, mais confortável e mais próxima de tudo. O novo prédio recebeu também a residência do pastor, cuja família passou a residir junto das crianças.

Para que esta segunda casa existisse tornou-se necessária a legalização da atividade; o que aconteceu em 1946, com a fundação da Associação Evangélica Luterana de Beneficência - AELB - mantenedora jurídica das atividades desenvolvidas pelo Instituto Santíssima Trindade.

Galeria de Fotos

Em 1938 morávamos no sótão da casa da comunidade.
Em 1945 a primeira casa própria de Nosso Lar.
Em 1948 a primeira casa foi reconstruída, maior em terreno próprio onde cresceu até o que é hoje.
O complexo cresceu. Os prédios novos ao lado dos antigos.
À direita, a construção da lavanderia na década 60.

Nova Casa

Com a aquisição das terras necessárias para aquisição desta segunda casa, o pastor Gedrat assumiu também a responsabilidade pelo sustento e atenção aos três idosos que residiam na propriedade. Iniciava-se assim o atendimento ao idoso. Aos poucos foram chegando outras pessoas da terceira idade para ali residir.

Acompanhando as crianças, chegavam pais e mães que não queriam se distanciar de seus filhos. Estas pessoas passaram a residir no local, trabalhando para o bem comum e realizando atividades necessárias para o desenvolvimento e manutenção de toda a entidade. Elas ficaram responsáveis por diferentes setores, como a lavanderia, a cozinha, a produção agropecuária e a escola, entre outros.

Na década de 60 foram erguidos os prédios em alvenaria que abrigam todos até hoje. O complexo do Instituto Santíssima Trindade é grande e arrojado se considerarmos sua localização, na zona rural da cidade. O local acolhe cerca de 180 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.

O instituto preserva até hoje sua filosofia inicial, pautada na ajuda e no desenvolvimento social. A entidade tem na convivência familiar o amparo necessário para que as pessoas acolhidas alcancem o equilíbrio psicossocial.

Essa convivência familiar transforma cada pessoa não em apenas em um mendicante, mas num colaborador, que atua em prol dos outros.

Crianças pseudo-órfãs, trazidas para receberem instrução, adolescentes e jovens que cresceram na instituição, mães e pais abandonados pelos cônjuges e idosos que não se ajustam mais ao mundo social produtivo; todos vivendo juntos e oferecendo sua contribuição para construir um grande família.

Para maiores detalhes sobre a história do instituto, procure ler o livro “Um Lugar Tão Lindo”, disponível na secretaria da entidade que foi lançado na comemoração dos 50 anos de existência da casa.

Este site é uma divulgação oficial do Instituto Santíssima Trindade e as informações nele contidas, mesmo feitas com responsabilidade, são meramente comunicativas.

Galeria de Fotos

ver todas
  • foto 01
  • foto 01
  • foto 01
  • foto 01
  • foto 01
  • foto 01
  • foto 01
  • foto 01
  • foto 01
  • foto 01
  • foto 01
O Instituto Santíssima Trindade é mantido pela Associação Evangélica Luterana de Beneficência AELB. Prod3